quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Superintendente da Policia Federal no Amazonas deixa o cargo

Superintendente da Policia Federal no Amazonas deixa o cargo

O superintendente da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM) delegado Marcelo Sálvio Rezende Vieira, deixou o cargo nesta quarta-feira (30) Depois 3 anos e 7 meses à frente da Superintendência, Vieira deixa o cargo para assumir uma outra função dentro da PF.

Segundo Marcelo, ele foi transferido para uma outra missão na Polícia Federal de Brasília, trabalhando fora do País, por isso deixa a Superintendência do Amazonas. Rezende não revelou o nome de seu substituto, apenas comentou que o próximo superintendente é um profissional com larga experiência, competente e com conhecimento técnico para administrar o órgão.

“ O Amazonas exige um trabalho muito grande por parte da Polícia Federal. Há um ritmo de trabalho intenso na região. São muitos os desafios à frente da superintendência do Estado, por ser uma área imensa de fronteira com países vizinhos e ainda existe a questão da cultura de plantios de drogas. Independente de quem assumir o cargo, terá muitos afazeres”, disse Marcelo.

De acordo com fontes de dentro da policia Federal confirmaram que o atual superintendente da Polícia Federal do Maranhão, Alexandre Silva Saraiva, substituirá o Delegado Marcelo Rezende, à frente da Superintendência do Estado do Amazonas.

O delegado Alexandre Saraiva, tem 47 anos, é natural do Rio de Janeiro, graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense, ingressou na Polícia Federal no cargo de delegado, no ano de 2003 e há 10 anos vem desenvolvendo um trabalho de atividades desencadeadas pela PF.  Sua última atuação antes de assumir a Superintendência do Maranhão foi em Roraima, onde também foi titular por três anos.


Papa Francisco recebe sobreviventes da Chapecoense

Papa Francisco recebe sobreviventes da Chapecoense e

vítimas de acidente aéreo


Jogadores da Chapecoense foram recebidos pelo papa Francisco no Vaticano na manhã desta quarta-feira 30, em uma visita que contou com a participação de sobreviventes e familiares das vítimas do acidente de avião que deixou 71 mortos enquanto levava a equipe para a Colômbia, em novembro de 2016.

Os sobreviventes Jakson Follmann, goleiro que teve a perna direita amputada após o acidente, e o lateral Alan Ruschel, que já voltou a jogar pelo clube, encontraram o papa na Praça São Pedro e o presentearam com uma bola.

“Temos um carinho muito grande por todo mundo. Todos que oraram e que torceram pela gente. O mínimo que podíamos fazer é aproveitar esta oportunidade de vir até aqui e dizer um muito obrigado”, disse Follmann, que agora é embaixador do time, em comunicado no site do Chapecoense.

Em novembro do ano passado, um avião que levava a equipe da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional caiu nas montanhas perto de Medellín, na Colômbia, matando 71 pessoas. Seis sobreviveram, entre eles Ruschel, Follmann e o zagueiro Neto.

O time está na Itália para um amistoso contra a equipe da Roma, que acontecerá na próxima sexta-feira, no Estádio Olímpico.

Fonte: Reuters

Policia prende foragido do Compaj

Policia prende foragido do Compaj  no bairro Compnsa

O fugitivo do complexo penitenciário Anísio Jobim, Levi Rodrigues Pinto, 20, foi capturado, na manhã desta quarta-feira (30), na casa de familiares, na Rua Santos Dumont, bairro Compensa I, zona oeste de Manaus. Ele estava foragido do regime semiaberto do Complexo Penitenciário (Compaj) desde o dia 28 de abril deste ano, onde cumpria pena por roubo.

Segundo o secretário de operações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Orlando Amaral, a polícia chegou até Levi por meio de uma denúncia anônima pelo 181. “Nós sempre checamos o local. Depois cercamos e abordamos na surpresa”, disse.


Levi Rodrigues foi encaminhado de volta ao Compaj e, segundo Amaral, a pena dele deve regredir ao regime fechado.

domingo, 27 de agosto de 2017

Segundo turno das eleições suplementares

Segundo turno das eleições suplementares em Presidente Figueiredo é considerado tranquilo


O segundo turno das eleições suplementares para o governo do Amazonas foi considerado tranquilo. Dos 21.462, apenas 14.680 eleitores compareceram para votar.

A maior movimentação nos locais de votação foi no período da manhã, o numero de ocorrências foi considerado baixo para uma eleição típica. As policiais civil e militar, informaram que um caso de briga entre cabos eleitorais dos dois candidatos que disputam o cargo de governo foi registrado na Vila de Balbina, distante a 180 de Manaus, na madrugada deste domingo. Um apoiador da campanha de Amazonino Mendes, teve o carro atingido com uma bala de borracha, os estilhaços do vidro do veiculo feriu o motorista, o caso está sendo investigado pela policia do município.

O chefe do cartório eleitoral de Presidente Figueiredo, Thiago Santos, ressaltou que o segundo turno das eleições no município foi bem tranquilo. “Uma eleição bastante tranquila esperada por ser um pleito suplementar. Apenas uma ocorrência na Vila de Balbina.   Contamos com o apoio das Policias Federal, Policia Rodoviária Federal, exercito, Policia Militar e Policia civil. E graças a Deus tudo deu certo, isso mostra que os eleitores do município votou com tranquilidade. E ainda tivemos uma apuração rápida, m apenas 30 minutos já tínhamos apurados as 96 urnas do município”, comentou Thiago.

A eleição em Presidente Figueiredo ficou assim:
Eduardo Braga obteve 7. 087 votos
Amazonino Mendes 5. 977 votos
Votos em Branco 380
Votos nulos 1.276
Comparecimento 14.680
Abstenção 6.805 – 31,67%


sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Vasco apresenta oficialmente Zé Ricardo

Vasco  apresenta oficialmente Zé Ricardo como novo técnico


O Vasco da Gama na apresentou na manhã desta sexta-feira (25) em São Januário, o treinador Zé Ricardo. O novo comandante irá comandar a equipe na sequencia do Campeonato Brasileiro.

Na apresentação, o presidente Eurico Miranda desejou boa sorte ao profissional e explicou o motivo de sua vinda.

“Ele assume como treinador do Vasco por uma preferência pessoal. É claro que o departamento de futebol conversou, mas foi uma escolha minha, da presidência. Ele está vindo para atingir os objetivos que querermos, que é colocar o Vasco lá em cima. Ele não vem como salvador, mas para botar o time do Vasco nos trilhos. É um profissional que reúne muitas qualidades e uma delas é que não chegou aqui querendo saber por qual porta entra. Ele já andou nesses corredores e conhece São Januário. Tem minha total confiança” comentou Eurico Miranda.

Campeão do Carioca de 2017 comandando a equipe do Flamengo, Zé Ricardo não escondeu a alegria ao ouvir as palavras do presidente Eurico Miranda. O treinador agradeceu a confiança depositada pelo Departamento de Futebol e comemorou a oportunidade de retornar ao Gigante da Colina, clube onde trabalhou e obteve sucesso comandando equipes de futsal durante a década de 90.


 A estreia de Zé Ricardo no  comando do Vasco, já tem data marcada, dia 10 de setembro, contra a equipe do Grêmio.

Procuradoria denuncia Renan, Jucá, Sarney

Procuradoria denuncia Renan, Jucá, Sarney e mais seis ao STF
BRASÍLIA
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou nesta sexta-feira denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Garibaldi Alves (PMDB-RN).

Também são alvo da denúncia o ex-senador José Sarney (PMDB-AP), o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, os empresários Luiz Fernando Maramaldo e Nelson Maramaldo, além do ex-executivo da Odebrecht Fernando Reis.

O grupo é investigado em um inquérito por suspeita desvios de recursos de contratos com a Transpetro para o pagamento de propina. A denúncia foi encaminhada para o gabinete do relator da Lava-Jato, ministro Edson Fachin. Ele deverá levar um voto para a apreciação da Segunda Turma, em data ainda não definida.

Se a denúncia for aceita, eles serão transformados em réus e o inquérito, em ação penal.
Fonte: O GLOBO



Incêndio destrói residência

Incêndio destrói residência em Manaus

Uma residência de madeira ficou completamente destruída e perda parcial de duas outras. O incidente aconteceu no inicio da tarde desta sexta-feira (25), na Rua Benjamin Constant, próxima ao comando Geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM).

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM), a Corporação foi acionada por volta das 12:35 para uma ocorrência de fogo em uma casa de madeira, localizada em uma área de baixada, com acesso por uma escadaria.

Mais devido a demora no acionamento do corpo de bombeiros, quando a corporação chegou ao local, três casas já tinham sido atingidas pelas chamas.

De acordo com os Bombeiros, não havia ninguém na residência e, por isso, não houve vitimas


Para conter as chamas e fazer o rescaldo, foram utilizados pela corporação cerca de 3 mil litros de água.

9 Municípios do Amazonas estão em estado de alerta

9 Municípios do Amazonas estão em estado de alerta


De acordo  com informações da Defesa Civil do Estado, nove municípios Amazonense entraram nessa quinta-feira (24) em estado de alerta por conta da seca que atinge o Amazonas, outros dois municípios estão em quadro de atenção.

Segundo o órgão estadual, os municípios das calhas do Juruá e Purus já apresentam impacto socioeconômico por conta dessa estiagem. A evolução do cenário de desastre foi constatada após visita técnica de agentes da Defesa Civil às regiões afetadas.

“Depois de análise em áreas afetadas, nossos técnicos identificaram que houve uma evolução do cenário de estiagem na região sul e sudeste do Estado. Agora, o momento é de mobilização das estruturas de Defesa Civil, para que possam atender à população afetada”, enfatizou o secretário adjunto da Defesa Civil do Amazonas, Hermógenes Rabelo.

O boletim de alerta abrangem os municípios de Guajará, Eirunepé, Itamarati, Ipixuna e Envira, na Calha do Juruá; Boca do Acre, Canutama, Lábrea e Pauini, na Calha do Purus.
A Calha do Madeira, nas cidades de Humaitá e Manicoré, também visitada pelos técnicos do órgão, permanece em estado de atenção.

De acordo com os técnicos da Defesa Civil do Estado, o rio Ituxi, principal afluente do município de Lábrea, localizado na Calha do Purus, está em nível crítico e a população local está com dificuldades no escoamento da produção e abastecimento de suprimentos, inclusive para unidades escolares. As localidades apresentam, ainda, dificuldade no abastecimento de água, o que levou a prefeitura a dar início à perfuração de poços artesianos para não haver problemas.

As comunidades localizadas à margem dos rios Boa Fé, Campinas e Gama, além da comunidade Paraná da Floresta, também já apresentam dificuldades no escoamento da produção agrícola familiar e somam 600 famílias afetadas. Ipixuna também passa por situação semelhante, com 650 famílias afetadas.

“A Defesa Civil do Estado busca, de forma preventiva, apoiar e orientar os órgãos municipais, para que realizem levantamentos precisos, caso ocorra uma estiagem severa e seja necessária a atuação dos órgãos”, disse o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel do Corpo de Bombeiros Militar Fernando Pires Júnior, que ressaltou que o órgão continuará ajudando o interior do Estado durante a época de seca.

Segundo Pires, o estado de atenção é o primeiro estágio do desastre. “Esse é o momento em que as Defesas Civis municipais devem identificar as áreas que podem ser atingidas, com previsão de afetados, isolamento de área e, assim, preparar os municípios para ações de resposta, caso haja evolução do cenário”, explicou o secretário executivo da Defesa Civil do Estado.

A central de atendimento, criada este ano pela Defesa Civil do Amazonas, que é o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), serve para orientar tecnicamente os municípios. Ela também está acompanhando a evolução do desastre nas cidades de Boca do Acre, Beruri, Pauini e Tapauá, localizadas na
Calha do Purus.

Segundo o boletim do Serviço Geológico do Brasil/CPRM, o rio Acre, no Estado do Acre, que influencia diretamente as bacias do Juruá e Purus, está em processo crítico de vazante.

Com informações da assessoria



Corpo encontrado com marcas de agressão e perfurações de arma de fogo

     Homem é encontrado morto sem olhos e nariz


O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na manhã de hoje sexta-feira  (25),  enrolado em plástico filme, a vitima está com sinais de agressão  física, perfurações de arma de fogo no rosto e um corte profundo no pescoço. O cadáver amanheceu na rua 1° de Janeiro, comunidade Jardim Vera Cruz, bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus.

Segundo o presidente da comunidade, Joy Luiz Neves, 52 anos, o corpo foi encontrado por volta de 6h pelos moradores da área.

“Os vizinhos encontraram o cadáver quando estavam saindo para o trabalho e foram até a minha casa. Eu corri para o local, liguei para a Polícia Militar e o IML”, contou Luiz, disse ainda que, durante a noite, um carro preto foi visto rodando perto do local do crime.

Segundo informações da polícia, o homem aparentava ter entre 20 e 25 anos e tinha o rosto deformado por agressões. Os olhos e o nariz da vítima foram arrancados. O cadáver  foi levado para sede do Instituto  Médico Legal (IML), onde aguarda identificação.


A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros  (DEHS) vai investigar o crime.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Marinha e Polícia Civil vão investigar causas de naufrágio em Salvador

Marinha e Polícia Civil vão investigar causas de naufrágio em Salvador

O trabalho de buscas por desparecidos do naufrágio da manhã de hoje (24) na Baía de Todos os Santos, em Salvador, continuará até que todas as pessoas que estavam na lancha Cavalo Marinho I tenham sido localizadas, garantiu o Comando do 2º Distrito Naval, sediado em Salvador.

Em nota, o comando informou que serão instaurados dois inquéritos, um para apurar o que aconteceu e outro, administrativo, para investigar causas, circunstâncias e responsabilidades do "lamentável e doloroso acidente”. O diretor adjunto do Departamento de Polícia Metropolitana, Giovanni Iran, afirmou que a Polícia Civil também abriu inquérito para apurar as causas do naufrágio. Até o momento, foram confirmadas 23 mortes.

O 2º Distrito Naval informou também que a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) recebeu às 7h45, por meio de rádio, o pedido de socorro enviado pela embarcação Joana Angélica, com a informação de que  a lancha de passageiros Cavalo Marinho I havia naufragado perto da localidade de Barra da Penha, na Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos.

De acordo com o comando, imediatamente, o Serviço de Busca e Salvamento do Leste, operado pelo 2º Distrito Naval, enviou para o local do acidente cinco embarcações da Capitania dos Portos e quatro navios com médicos e mergulhadores a bordo, um total de 130 militares da Marinha.

“Concomitantemente, a CPBA acionou o Corpo de Bombeiros Militar, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência  (Samu) e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, que enviou um helicóptero ao local. A CPBA também emitiu aviso-rádio para que embarcações próximas auxiliassem no resgate”. 

De acordo da Associação de Transportadores Marítimos da Bahia, a Cavalo Marinho I, com capacidade para transportar 160 pessoas, estava com 129 passageiros e quatro tripulantes a bordo, e tinha saído do terminal de Mar Grande, na Ilha de Itaparica, com destino a Salvador.


Fonte: agencia Brasil 

Homem é executado

Homem é executado com três tiros na cabeça

O homem foi identificado como Davi Bezerra Santana, 35, morreu, após levar três tiros na cabeça, na noite desta quarta-feira (23), na Colônia Terra Nova, zona norte da capital.
Segundo informações da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a vitima teria tido uma discussão com o namorado da sobrinha, que tem envolvimento com drogas, teria  motivado o crime. O homem, que não teve a identidade revelada, é apontado como principal suspeito do homicídio.

De acordo com informações da DEHS, o industriário, era contra o relacionamento da sobrinha com o suspeito, e essa não teria sido a primeira vez que os dois teriam discutido. Em outras discussões o suspeito já havia ameaçado a Davi de morte.
Já a mulher do industriário, Luana Ribeiro, 30, disse que Davi sofreu um assalto. O crime aconteceu por volta das 22h.

“Eu pensei que ele tinha esquecido alguma coisa, que tinha saído para pegar a rota. Quando abri a porta, já vieram me contar e eu saí correndo, gritando”, comentou.
Segundo ela, o marido já tinha comentado que, em uma tentativa de assalto, iria reagir. “Acredito que ele reagiu, porque ele dizia que no dia que fosse assaltado, se tivesse condição de acertar, ele acertava”, disse.

Mesmo com a afirmação de latrocínio, vizinhos relataram que os objetos, carteira e celular da vítima foram entregues à mulher do industriário.

O corpo, segundo os familiares, será levado ao Estado do Acre, onde mora a maior parte da família de Davi.

Conforme a mulher do industriário, o irmão da vítima é sargento da Polícia Militar (PM) e o pai é policial reformado.


Mais de 200 kg de drogas apreendida

Mais de 200 kg de drogas encontrada em Manaus

Policia faz apreensão de mais de 200 kg de drogas em Manaus

Na madrugada desta quinta-feira (24), a policia prendeu Diego Nunes da Silva, 27 anos, com 228 quilos de drogas, na Rua J, no bairro São José 1, na Zona Leste de Manaus. Os entorpecentes encontrados eram do tipo maconha, cocaína e pasta base.


Policiais da Força Tática falaram que o homem estava andando com uma mochila preta quando foi abordado na madrugada de hoje. “A gente estava fazendo patrulhamento no bairro e avistamos esta pessoa em atitude suspeita na Rua 7. Estava com uma mochila e fizemos a abordagem. Encontramos um tablete de droga”, disse o tenente Vilarindo, acrescentando que a droga seria distribuída para toda Manaus.

Depois os policiais se encaminharam até a casa de Diego e encontraram mais quilos de entorpecentes. “Perguntamos qual era a origem da droga e ele disse que estava guardando mais na casa dele. Chegamos lá e encontramos mais 228 tabletes que correspondem a 228 quilos”, explicou o tenente da Força Tática.


O rapaz e a droga foram apresentados no 9° Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos cabíveis.

OPERAÇÃO PANAIR

OPERAÇÃO PANAIR NA ÁREA FLUVIAL DA CAPITAL
Policia faz Operação Panair para coibir crimes na área fluvial da capital

A  Secretaria de Segurança Pública do Amazonas deu inicio nesta semana em uma grande operação fluvial para coibir crimes e tráfico de drogas na região metropolitana de Manaus. A Operação Panair envolve mais de 100 policiais militares e civis, com uso de lanchas e apoio visual de helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

A saída da Operação foi da Delegacia Fluvial, no porto da Manaus Moderna, e contou com a participação do secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, o delegado-geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, e o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), tenente coronel Álvaro Cavalcante.

Com levantamento feito pela a Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência da SSP-AM (Seai), a Operação tem o objetivo de fazer uma varredura na área fluvial, nas proximidades de Manaus, para coibir crimes como: roubos, tráfico de drogas e furtos, além de prender criminosos.

A Operação acata a ação do aumento de crimes que vem sendo registrado nos últimos anos na região fluvial e orla da cidade. O levantamento da SSP-AM aponta os casos de tráfico de drogas, roubo e furtos na região.

De acordo com o secretário de Segurança, Sérgio Fontes, muitos criminosos se utilizam das facilidades de escapar pelos rios para cometer crimes. “Só este ano já são cerca de oito toneladas de drogas apreendidas em Manaus, grande parte na área fluvial, e muitos criminosos se escondem nessa área para continuar cometendo crimes com mais facilidade”, comentou.

Além de lanchas e helicóptero, os policiais utilizaram armamentos mais pesados, como fuzis. “As Polícias têm buscado se equipar cada vez mais para que as operações nos rios fiquem constantes e eficientes, pra isso é preciso contar com um aparato que lhes dê segurança e garanta o sucesso nas operações”, afirmou o secretário de Segurança.
A Operação Panair conta com a participação de policiais da Companhia de Operações Especiais (COE), Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Secretaria Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop) da SSP-AM, além do apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e Marinha do Brasil.


Comitiva de Guiné-Bissau Visita Presidente Figueiredo


Comitiva de Guiné-Bissau acompanha os trabalhos da Justiça Eleitoral do Amazonas

Representantes da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau foram recebidos, na tarde de ontem, pelo vice-presidente e corregedor do TRE-AM, desembargador João Simões, com o objetivo de estabelecer um intercâmbio de conhecimento com a Justiça Eleitoral do Amazonas.

Entre os diversos assuntos debatidos, discutiu-se sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral Brasileira, cadastro eleitoral, o sistema representativo, a segurança do processo eleitoral brasileiro, financiamento de campanha e o pleito de domingo.
A comitiva do país africano está em Manaus desde sábado (19), acompanhando, de perto, os trabalhos para o segundo turno das eleições para governador e vice-governador do Estado, a ser realizado no próximo domingo (27).

Na manhã de hoje, a comitiva esteve visitando o Município de Presidente Figueiredo, distante a 107 quilômetros de Manaus. A comitiva do país africano verificou como é feito o cadastro biométrico e o funcionamento das urnas eletrônicas, e a logística de como é feito o transporte das urnas para o interior do Amazonas.

Amanhã sexta feira (25), a delegação embarca para Tabatinga, onde também vai verificar o local, os preparativos finais da 36ª Zona Eleitoral.


A Guiné-Bissau é um dos nove países que integram a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP). Localizada na costa noroeste do continente africano, a Guiné-Bissau tem 1.472.780 habitantes e 776 mil eleitores (segundo dados do último pleito presidencial, em 2014).

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Ex-prefeita de Anori terá de devolver quase R$ 1 milhão

Ex-prefeita de Anori terá de devolver quase R$ 1 milhão aos cofres públicos


O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) reprovou as contas da ex-prefeita de Anori, referentes ao exercício de 2011, Sansuray Pereira Xavier, e determinou a devolução do montante de R$ 937,7 mil aos cofres públicos, entre multas, glosas e alcance, pela ex-gestora. A decisão unânime foi tomada pelos conselheiros do TCE durante a 29ª sessão ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira (22). A gestora, assim como os gestores dos demais processos julgados, pode recorrer da decisão.

Entre as impropriedades identificadas pelo corpo técnico da corte de Contas estão atrasos na entrega da prestação de contas anual, pagamentos a professores em montantes abaixo do piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação, a não apresentação de documentos que comprovassem a realização de obras de engenharia realizadas pela prefeitura de Anori, em 2011.

Segundo o relator do processo, auditor Mário Filho, foi identificada, ainda, prática de nepotismo, devido a nomeação do servidor Carlos Cezar de Andrade em 2011 para o cargo comissionado de diretor do Departamento de Serviços Sociais, sendo ele irmão do Secretário de Administração, Paulo César de Oliveira Andrade. Tal prática é vedada pela Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal, que trata sobre as proibições para nomeação de cônjuges, companheiro ou parentes em cargos públicos.

Ainda durante a sessão, foram desaprovadas as prestações de contas de 2015 dos ex-diretores do Serviço de Água e Esgoto de Iranduba, Paulo Denilson de Queiroz (diretor de janeiro à setembro) e Eduardo Willian Borges Duarte (responsável pelos meses de setembro a dezembro).

Em decisão unânime, os conselheiros decidiram pela aplicação de multa a Paulo Denilson Queiroz no montante de R$ 8,7 mil e alcance de R$ 76,3 mil, a serem devolvidos aos cofres públicos, devido a aluguéis de veículos sem a comprovação de uso dos mesmos, contratações sem licitação, além de inobservâncias de critérios expostos na Lei de Licitações e Contratos, entre outras irregularidades.

Também em decisão unânime, Eduardo William Borges Duarte terá de devolver aos cofres públicos R$ 8,7 mil, também por irregularidades em contratos e na prestação de contas do exercício. Os valores, em ambos os casos, devem ser recolhidos na esfera Municipal para a Prefeitura Municipal de Iranduba no prazo de 30 dias.

Além das multas, o Tribunal Pleno determinou, ainda, que o Serviço de Água e Esgoto de Iranduba crie um controle interno mais eficaz, com a implantação de um novo sistema de ponto que comprove a efetiva atividade dos servidores, e providencie com antecedência os certames licitatórios, observando o disposto no artigo 24 da Lei federal 8.666/93.

Representações

Durante a 29ª sessão ordinária, foram julgadas procedentes duas representações de irregularidades e outras duas representações de medidas cautelares. Entre os pedidos cautelares aceitos está a declaração de invalidez do Edital 001/2017 do município de Santo Antônio de Içá, que trata sobre a contratação de ao menos 197 funcionários para os cargos de agentes comunitários na prefeitura, além de aplicação de multa ao prefeito Abraão Magalhães Lasmar em R$ 10,9 mil, devido a irregularidades contidas na execução do Edital.

Uma outra medida cautelar determina que o prefeito de Tabatinga, Raimundo Carvalho Caldas, providencie um plano de ações de programas de policiamento florestal e de brigada de combate a queimadas, com prazo de 30 dias para que encaminhe ao TCE documentos que comprovem a realização das determinações.

Ainda durante a sessão, o tribunal pleno determinou que a prefeitura de Presidente Figueiredo atualize no Portal da Transparência da prefeitura os relatórios resumidos de Execução Orçamentária e Relatório de Gestão Fiscal, e recomendou à prefeitura que realize audiências públicas visando incentivar a população a participar da elaboração dos planos e leis de diretrizes orçamentárias, e que a prefeitura reveja o layout das páginas de Transparência do município, objetivando remover ambiguidades de informações que possam gerar dúvidas ao usuário.

Em uma última representação aceita, o pleno determinou que o diretor-presidente da Fundação Hemoan não prorrogue o contrato de funcionários temporários que ainda sem encontram nos cargos, e que não mais realize contratações temporárias, considerando a vigência do concurso público da SUSAM homologado em 2015. O pleno determinou, ainda, que o diretor-presidente proceda pela substituição dos servidores temporários por candidatos aprovados no concurso público, sob a pena de aplicação de multas previstas na lei nº 2.423/96 e no regimento interno do TCE-AM.

As sessões são realizadas semanalmente no plenário no TCE, localizado no 2º andar do prédio anexo (prédio dos gabinetes dos conselheiros). A próxima sessão será realizada no dia 29/8 (terça-feira), à partir das 10h.



segunda-feira, 21 de agosto de 2017

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

OPORTUNIDADE DE EMPREGO NA TERRA DAS CACHOEIRAS
Prefeitura de Presidente Figueiredo abre seleção para 241 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) de Presidente Figueiredo, distante a 107 km de Manaus, abriu mais um processo seletivo simplificado para futura contratação temporária de professores de diferentes matérias e auxiliares de serviços gerais. Os profissionais aprovados irão atuar em escolas municipais da Zona Rural e Urbana de Figueiredo. As inscrições podem ser feitas nos dias 28 e 29 de agosto. No total são ofertadas 241 vagas. Os salários variam de R$ 937,00 a 3.772,40, dependendo do cargo.
As vagas são para Professor Fundamental I, Professor de Ciências, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Língua Inglesa, Professor de Educação Física, Fonoaudiólogo, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro e Professor de Informática.
 Os candidatos poderão inscrever-se gratuitamente mediante ficha de inscrição (fornecida no local da inscrição) devidamente preenchida e assinada, acompanhada do Curriculum Vitae com foto atualizado e com documentos comprobatórios, no horário das 08:00 às 14:00, em dias úteis, no Centro de Inclusão Digital, localizado à Rua Paracuúba s/n Honório Roldão, no Município de Presidente Figueiredo-AM. Os interessados poderão efetuar apenas uma inscrição, nos cargos ofertados no certame, podendo optar pela Área urbana ou rural.
O processo de seleção será realizado em duas etapas, consistindo em análise de caráter eliminatório e classificatório. A análise de Curriculum Vitae, compreende do exame da documentação exigida, considerando a somatória da experiência e titulação, observando a pontuação abaixo. O edital pode ser conferido aqui entre as páginas 48 e 53.

 Francisco Carioca - Zandem Ferreira

terça-feira, 1 de agosto de 2017

SEGURANÇA PÚBLICA

SEGURANÇA PÚBLICA  NA TERRA DAS CACHOEIRAS

VEREADOR MARCOS NASCIMENTO PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DO BOPI E CMAJ

O vereador do Partido Socialista Brasileiro (PSB) Marcos Nascimento, participou, no último fim de semana da inauguração da  Base de Ordem Pública Integrada. O espaço está mais moderno onde vai abrigar o sistema de monitoramento de 41 câmeras de segurança  instaladas na Comunidade além de atender os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência  Samu, Polícia Militar entre outros.

O Coronel Euler Cordeiro, explicou que o sistema de monitoramento da Comunidade do rumo Certo, também está interligado ao CIOPS em Manaus. “Com a tecnologia podemos da uma tranquilidade a mais para os moradores daqui. Foi uma conquista para a comunidade e também para os que trabalham na área de segurança. O novo sistema vai facilitar o acompanhamento do dia a dia das vias públicas, o monitoramento de atitudes suspeitas e as ocorrências atendidas pela Guarda Municipal e as policias Civil e Militar.

O vereador Marcos Nascimento (PSB), explicou que a implantação da Base de Ordem Pública Integrada está sendo em um momento oportuno, porque o serviço de monitoramento é de suma importância para a comunidade, pois contribuirá para a elucidação de crimes e proporcionará mais segurança aos cidadãos. “Esse sistema de segurança implantado nesse momento veio em boa hora, pois tanto o Estado quanto o município estão vivendo momentos preocupantes em relação a segurança pública. Portanto, queremos apoiar e parabenizar o Prefeito Romeiro e toda sua equipe pelos investimentos que a prefeitura vem fazendo no setor de segurança. A Comunidade está recebendo também a Base de Ordem Pública Integrada (BOPI), a anos a população sonhava com uma base de segurança onde pudesse levar sua reivindicações e outras demandas da área”, concluiu o vereador.

Marcos Nascimento, também participou da inauguração do Centro Municipal de Atenção a Criança e o Juventude (CMAJ). Isso mostra o interesse do poder público com a sua população, aqui a garotada vai ter aulas de música, de inglês entre outras atividades.


“O social é muito importante para o desenvolvimento da comunidade, o CMAJ, é muito mais que apenas um investimento, é uma necessidade do cidadão, assim sendo, nossos jovens terão oportunidades e naturalmente estarão longe das mazelas que vem preocupando a sociedade. Daqui para a frente o Centro dará um tratamento digno para as crianças, adolesces e demais envolvidos, para que não falte a elas o tratamento necessário para se viver com dignidade". comentou Marcos Nascimento.

PACOTE

A Prefeitura de Presidente Figueiredo, realizou um super pacote de ações e obras na Comunidade do Rumo Certo.
• Festa dos Barqueiros
• Implantação do BOPI -
• Implantação do CMAJ -
• Implantação das câmeras de monitoramento na comunidade e na escola
• Recuperação do Ramal

• Iluminação Pública